Notícias


MS admite cópia e tira microblog do ar

foto

SÃO PAULO - A Microsoft tirou do ar o serviço MSN Juku que mantinha em fase de testes na China sob acusações de infração de direitos autorais.

O MSN Juku é um serviço similar ao Twitter que permite a usuários do Windows Live Messenger, o MSN, postar mensagens de até 140 caracteres e compartilhá-las com seus contatos do Messenger. Para testar o potencial do produto, a Microsoft optou por oferecê-lo inicialmente apenas na China.

O serviço canadense de microblog Plurk, no entanto, acusou esta semana a Microsoft de ter criado o Juku copiando seus códigos. Segundo o Pluk, 80% dos códigos do Juku são cópia pura e simples.

Em blog, um dos diretores do Plurk, Alvin Woon, acusou a Microsoft de infração de direitos autorais. “A imitação pode ser a forma mais sincera de elogio,mas o roubo descarado de código, design e elementos da interface definitivamente não é legal, especialmente quando o infrator é a maior empresa de software do mundo”, anotou Alvin.

Em resposta, a Microsoft tirou seu serviço do ar e lamentou o episódio. Segundo a Microsoft, um fornecedor contratado para desenvolver o Juku copiou códigos, o que a companhia condenou.

“O fornecedor já reconheceu que uma parte do código foi copiada. Isso foi uma clara violação  do contrato do fornecedor com a empresa MSN China e incompatível com as políticas da Microsoft que respeitam a propriedade intelectual”, disse a companhia, em nota.

Fonte: Info Online